Transtorno Ácido-base
O equilíbrio ácido-base de compreende como o mantimento das concentrações de íons de hidrogênio nos fluidos corporais a um nível normal.
A concentração de hidrogênio em uma solução é o que determina seu grau de acidez.
Regulação do equilíbrio ácido-base:
- Ingresso de íons de hidrogeno: sofrem neutralização por sistema de buffer, que desempenham um papel fundamental na defesa do desequilíbrio ácido-base
- Mecanismo buffer intracelular:
- Eliminação de iones hidrogênio: sistema buffer é realizado pelo sistema respiratória, ajuda a diminuir a PaCO2
- Balance de hidrogênio metabólico: o nome de hidrogênio metabólico se aplica aos prótons que entram o saem dos fluidos corporais, produzindo um aumento ou uma diminuição do componente metabólico do equilíbrio ácido-base
- Componente metabólico do equilíbrio ácido-base: equação HENDERSON-HASSELBACH (pH=pK+logCO3H7CO3H2) fica perfeitamente definido pelo valor da paCO2
- Concentração de base buffer: soma das concentrações dos aníons com capacidade buffer (ácidos débeis). O valor da soma é:
Base buffer normal do plasma = (CO3H) +(proteína) = 41,7 em/L
Quando se fala de transtorno ácido-base se encontra 4 classificação:
- Acidose metabólica: processo fisiológico anormal que primeiro dá lugar a um ganho de ácido forte ou uma perda de bicarbonato do fluido extracelular, se caracteriza por um pH sanguíneo inferior a 21mmol/l e uma PaCO2 menor de 35mmol/l.
- Alcalose metabólica: processo fisiológico anormal que se identifica por um déficit primário da concentração de hidrogênio extracelular, origina de um ganho de bicarbonato ou perda de hidrogênio. Se caracteriza por um pH arterial superior a 7,45 e uma concentração de bicarbonato maior a 25mmol/l com presença de uma hipoventilaçao com aumento da PaCO2.
- Alcalose respiratória: processo fisiológico anormal no qual a ventilação alveolar é exagerada em relação ao grau de produção de anidrido carbônico pelo organismo ao qual resulta a uma queda da PaCO2.
- Acidose respiratória: processo fisiológico anormal no qual a ventilação alveolar se encontra diminuída e produz um aumento da PaCO2.
referencia bibliográfica: Ferraina; Pedro. Oria; Alejandro. Cirurgia de michans. Editorial el Ateneo. pag. 31-47
Nenhum comentário:
Postar um comentário